TÁXIS COMEÇAM A CIRCULAR NA PISTA DE ÔNIBUS

3 mar 2017

TAXI NA PISTA DO MOVE_BANNER_PORTAL

Operação da BHTRANS, que tem o objetivo de tornar as viagens por táxi mais rápidas, começa na segunda-feira, dia 6/3

Os táxis de Belo Horizonte e praças integradas poderão circular na pista de ônibus (MOVE) das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, a partir de segunda-feira, dia 6/3. A medida tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem para destinos como Mineirão, Aeroporto da Pampulha e Aeroporto de Confins, atendendo, assim, a uma reivindicação dos taxistas.

 

 

Será realizado atendimento à imprensa na segunda-feira, 6/3, das 9h30 às 11h30, próximo à estação do MOVE Senai, na Avenida Antônio Carlos, 580.

 

 

Quem pode circular na pista de ônibus – Somente o táxi com passageiros a bordo poderá circular nas pistas de ônibus das avenidas Antônio Carlos e Pedro I. É obrigatório trafegar na faixa da direita, mantendo os faróis acesos e o eletrovisor ligado. O taxista não pode realizar embarque ou desembarque de passageiros ao longo da pista de ônibus. Os acessos de entrada e saída na pista de ônibus (MOVE) serão sinalizados. As pistas de ônibus das avenidas Antônio Carlos e Pedro I possuem equipamentos de fiscalização eletrônica que vão monitorar o respeito aos limites de velocidade nas vias, que é de 60km/h. No entorno da Estação Pampulha, o limite máximo de velocidade é de 30 km/h.

 

Redução no tempo de viagem – Em testes preliminares realizados no percurso BH (Estação SENAI – Av. Antônio Carlos) ao Aeroporto de Confins — 41 quilômetros —, a BHTRANS verificou uma redução de cerca de 40% no tempo de viagem na pista do MOVE, em relação ao tempo gasto no mesmo percurso em pista mista.

 

Teste – A circulação dos táxis na pista dos ônibus, em caráter experimental, terá duração de 90 dias. Agentes da BHTRANS irão monitorar e avaliar os resultados da operação durante o período.

 

Pedestres – Com a circulação de táxis nas pistas de ônibus (MOVE), a BHTRANS reforça a orientação aos pedestres para que realizem sempre as travessias de forma segura, nas faixas, sobretudo observando o sinal verde do pedestre. É importante iniciar a travessia olhando para os dois lados e somente depois que todos os veículos pararem. É fundamental que o pedestre não se distraia ao realizar a travessia, portanto, não deve utilizar o celular ou fones de ouvido.

 

Monitores da BHTRANS EDUCA distribuem folhetos informativos para pedestres e taxistas nas travessias das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, no SINCAVIR (Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários – Taxistas) e nas linhas do MOVE que trafegam em ambas as vias.

 

 

PEDESTRE – Fique atento aos ônibus e demais veículos que circulam na pista do MOVE.