PRONAMPE PARA TAXISTAS

16 ago 2023

 

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou projeto de lei que inclui os categoria de taxistas no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Para isso, os juros serão fixados na taxa Selic, que é a taxa básica de juros do Banco Central, com acréscimo de 2% ao ano e período de pagamento máximo ajustado em 8 anos.

Ainda há a definição de que o valor máximo citado será permissível somente para veículos elétricos. Para os demais tipos de carros, o limite é de R$ 200 mil.

Além disso, há uma orientação referente ao percentual que poderá ser financiado em relação ao valor do veículo, definido em 90%, com um prazo de carência estabelecido em 90 dias.

Autor do projeto de lei  é o senador Fernando Collor de Melo Collor que argumenta que os taxistas vêm enfrentando uma série de desafios, como a competição predatória de aplicativos, o aumento contínuo do preço dos combustíveis e um cenário de inflação elevada, que impacta as taxas de juros associadas à compra de veículos novos.

A luta ainda não terminou, precisamos de apoio dos taxistas para continuar indo em Brasília para precisar os senadores , esse projeto de lei ainda tramitará por outras comissões e é fundamental estarmos presentes lá.