Alerta sobre os perigos da combinação celular x direção.

15 jul 2023

Alerta sobre os perigos da combinação celular x direção:

 

Muita gente acha que é totalmente possível e capaz de conciliar o uso do celular com a direção. Afinal de contas, ler uma mensagem de texto, mandar um áudio, checar uma rede social ou um e-mail levam apenas alguns segundos. Pois é… esses poucos segundos de distração são responsáveis por 57% dos acidentes envolvendo pessoas entre 20 e 39 anos no Brasil.

Dentro desta faixa etária, essas ações realizadas no “modo automático”, feitas sem pensar e para atender o senso de urgência instaurado na correria do dia a dia, são mais letais do que dirigir alcoolizado ou desrespeitar a sinalização de trânsito.

Segundo o especialista em trânsito e tenente coronel da Polícia Militar, Aluísio Souza, embora o consumo de álcool e o excesso de velocidade sejam as principais causas de acidentes mortais na estrada, o uso descontrolado do celular no trânsito vem ganhando novos adeptos como é o caso dos motociclistas: ” Bem no Brasil o celular já é a terceira maior causa de acidente de trânsito. Superando causas grandes como a imprudência e a negligência. A primeira causa é justamente o excesso de velocidade. A segunda causa é a associação de álcool e direção e o celular a terceira maior causa de acidente de trânsito no nosso país.

De acordo com estudos da Abramet, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 quilômetros por hora, equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. Uma preocupação que repercutiu na legislação brasileira de trânsito.

” Recentemente a legislação até tornou a infração de trânsito mais rigorosa. Então a pessoa que for pega falando ao celular comete uma infração média, mas se ela estiver com o celular na mão manipulando o celular a infração é considerada gravíssima.” ( Agencia Brasil EBC)

Esse dado alarmante, divulgado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).