Câncer de Pele em Taxistas

30 set 2024

O câncer de pele é um risco para taxistas e outros motoristas profissionais, pois passam mais tempo expostos ao sol e aos raios UV. Um estudo da Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, indicou que motoristas de carros convencionais apresentavam câncer de pele no lado esquerdo do rosto, o lado da janela do motorista. 

Para se proteger do câncer de pele, taxistas e outros motoristas podem: 
Instalar Insulfilme nos vidros do veículo, respeitando as normas de trânsito e os níveis de transparência exigidos pelo CONTRAN / Bhtrans. 
Usar filtro solar.
Usar roupas que protejam os braços.
Alguns sinais de câncer de pele são:
  • Manchas que coçam, descamam ou sangram
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas 

Muito se fala sobre o câncer de próstata e o de mama, além de outros tipos de neoplasias — nome dado a essas formações — que afetam a população. No entanto, devemos ficar atentos ao câncer de pele, que também é muito prevalente.

Sendo assim, é fundamental que você possa identificar as lesões de câncer de pele e, assim, buscar ajuda sempre que julgar necessário. Quando identificado precocemente, esse tipo de problema costuma ter ótimas chances de resolução. Então, fique de olho!

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos um conteúdo que vai trazer detalhes sobre essa doença e ensiná-lo a identificar possíveis lesões cancerosas.

O que são lesões de câncer de pele?

Lembra que falamos que o câncer de pele é muito prevalente na população? Então, é preciso mostrar o quanto isso é verdade. Esse tipo de neoplasia é a variedade mais comum no Brasil e também no resto do mundo.

Essas lesões são um dos sintomas do câncer de pele. Na verdade, de modo geral, elas representam a única manifestação desse tipo de câncer, que inicialmente é silencioso e não costuma trazer sinais sistêmicos, ou seja, que afetam outras áreas do corpo.

Isso só acontece quando há a ocorrência de metástases, nome dado à “migração” das células cancerosas para outras regiões do organismo. No entanto, uma identificação precoce das lesões pode evitar esse problema na grande maioria dos casos.

Quais são as possíveis lesões de câncer de pele?

De modo geral, as lesões do câncer de pele podem se manifestar como feridas, pintas, verrugas ou manchas. Mesmo sinais “inofensivos” podem, na verdade, serem um sintoma do problema.

Como são as lesões?

Não há uma regra. As lesões do carcinoma basocelular, por exemplo, costumam ser do tipo avermelhada e que sangra com facilidade. No espinocelular, há uma certa descamação. Já nos melanomas, temos pintas que mudam de aparência com o passar do tempo, apresentando mudança na cor ou formato.

Para ajudá-lo a identificar possíveis lesões de câncer de pele, verifique os pontos a seguir:

  • assimetria, quando a mancha ou pinta tem diferenças entre os seus lados;
  • bordas, quando a lesão tem bordas irregulares (ou seja, não é redondinha);
  • tonalidade, quando as pintas apresentam diferenças de cor em sua estrutura.

Outro ponto de alerta é a presença de feridas que sangram (ulcerosas) e não cicatrizam com o passar do tempo. Por fim, não deixe de observar a evolução de qualquer nova formação em sua pele. Se ela cresce rapidamente, merece atenção.

Como fazer a prevenção contra esse problema?

Agora, é hora de falar de prevenção! No caso do câncer de pele, o melhor meio de evitá-lo é se proteger do sol. Faça uso de filtro solar diariamente e, sempre que necessário, proteja a sua pele com chapéus, roupas e outros adereços.

Lembrando que os cuidados não devem ser restritos ao verão, tudo bem? Também é muito importante que você mantenha a prevenção em outros períodos do ano, mesmo que o sol não esteja assim tão forte.

Encontrei uma lesão. E agora?

O primeiro passo é não se desesperar. Uma lesão pode ser muitas coisas e, mesmo que tenha uma aparência suspeita, pode não significar nada. Além disso, mesmo que estejamos falando de um câncer, há tratamento e formas de lidar com essa questão. E depois? Saiba mais a seguir!

Agende uma consulta

Depois, é hora de agendar uma consulta com um especialista! No entanto, caso você não queira esperar, não tem problema dar uma passadinha em um pronto-atendimento. Muitas vezes, o médico que fizer o atendimento poderá encaminhar você para o profissional indicado para lidar com essas questões: o dermatologista.

 

 

Fonte:  https://vidasaudavel.einstein.br/lesoes-de-cancer-de-pele/