Novembro Azul: Campanha Nacional de Conscientização sobre o câncer de próstata

31 out 2016

Depois do Outubro Rosa, que alertou as mulheres sobre o câncer de mama, é a vez do Novembro Azul chamar a atenção dos homens para os riscos do câncer de próstata, o segundo tipo mais comuns entre os homens.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico (toque retal), que enfrenta a resistência de muitos homens. O exame é combinado com o resultado de um exame de sangue, conhecido como PSA. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.

Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem, são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O tratamento vai depender do estágio da doença e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e, algumas vezes, apenas observação médica.

O taxista fica focado no trabalho e muitas vezes deixa de dar a atenção necessária para a saúde. É preciso não somente cuidar do corpo, mas realizar um trabalho preventivo sempre.

O Sincavir conta em seu corpo clínico com um excelente urologista, o Dr. César Ribeiro Drumond, disponível para atender os associados em dia com a Entidade. Os atendimentos são realizados na sede do Sindicato todas as quartas-feiras, mediante agendamento pessoal ou através do telefone (31) 3426-3466.

PREVINA-SE!